QUARTA DIMENSÃO, QUINTA DIMENSÃO… AFINAL, EXISTEM MESMO?

galactiques2

A Quinta Dimensão – Física Quântica para todos

Por: Eliane Xavier

Caros amigos,

Hoje vamos falar um pouco sobre a possibilidade de dimensões extras. Nosso espaço tem 3 dimensões: largura, altura e comprimento. Albert Einstein em 1905 incluiu o tempo como mais uma dimensão, transformando assim o nosso conceito de espaço como algo separado do tempo. Einstein traz uma descrição de uma única estrutura quadridimensional chamada de espaço x tempo. É um pouco mais difícil entender o tempo como uma dimensão pois isso foge ao nosso senso comum, mas vocês podem ver num post um pouco anterior a este “O Paradoxo do Gêmeos – o tempo dilata!” como este fenômeno acontece. Bem, quando falamos então em quinta dimensão estou me referindo a quarta dimensão espacial, que é a quinta no total, pois não podemos nos esquecer de que o tempo já está incluso, fazendo o papel da quarta dimensão.

Para nós podermos entender o que seria uma dimensão acima, nós precisamos primeiro pensar nas dimensões abaixo. Podemos imaginar como seria para um ser que vivesse em apenas duas dimensões, encontrar com alguém que viesse de uma dimensão acima, ou seja, alguém que vivesse num espaço de três dimensões. Para esta ideia postei abaixo um filminho muito interessante do Dr. Quantum visitando um mundo chamado “Planolândia”:

Como vocês puderam ver no filme o Dr. Quantum pode realizar “milagres”, como ver o que está dentro do cofre, ou retirar objetos de cômodos fechados sem passar pelas paredes. A ideia por trás desta formulação de que nosso Universo pode ter mais dimensões, é a de que pensando em um Universo com mais dimensões as leis físicas se tornam mais fáceis. Albert Einstein conseguiu simplificar as equações da física clássica quando ele tomou o tempo como sendo mais uma dimensão. Vindo futuramente do seu trabalho a famosa equação da física E = mc² !

Muitas das questões não respondidas hoje pela física podem ter suas soluções em dimensões extras, ainda não conhecidas por nós. Com certeza é uma ideia a se considerar. E se na verdade nosso cérebro só tenha evoluído para perceber 3 dimensões espaciais, quando na verdade estamos cercados por outras? Deixo pra vocês a pergunta e o mistério, que é o ponto mais fascinante de estudarmos nosso Universo.

“A ciência hoje nos diz que o mundo é algo MUITO mais fascinante e misterioso do que jamais poderíamos imaginar, e que nós, como observadores, estamos a todo momento participando e influenciando esta realidade que nos cerca. Uma incrível e inovadora jornada de conhecimento é oferecida a humanidade neste novo século!”

SABEDORIA QUÂNTICA

Via: SABEDORIA QUÂNTICA: A Quinta Dimensão – Física Quântica para todos


Para uma visão mais abrangente do assunto, assista também:

A QUARTA DIMENSÃO

Por: Carl Sagan

(Esse vídeo foi extraído da Série Cosmos, O Limiar da Eternidade onde Carl Sagan explica sobre quarta dimensão e universo aberto)


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s